04/09/2008
'Nós precisamos não apenas formar, mas criar uma nova mentalidade', diz.
Lula inaugurou Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
O presidente Luiz Inácio Lula Silva criticou nesta quinta-feira (4), durante a inauguração do Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), a concentração de profissionais especializados nos grandes centros.,,15432688-EX,00.jpg' , banda: 'TIPO_TXT' , corFundo : "FFFFFF", corFonte : "000000", corLink : "FF00FF", corBorda : "00FF00", autoStart: false, midiaId: 877948 }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print(); "Se vocês que estudam medicina aqui, ao se formarem, quererem ir trabalhar na Avenida Paulista, em São Paulo, ou quererem trabalhar apenas na praia da Boa Viagem, sabe o que vai acontecer: 'vai ser uma frustração porque, embora a gente esteja aumentando o curso de medicina, os pobres do sertão vão ficar sem médicos, vão continuar não sendo atendidos", disse o presidente.
Para Lula, "as pessoas muitas vezes parecem que querem mercantilizar uma coisa nobre que é a educação, sobretudo na área da saúde". O presidente também criticou os estudantes que recebem bolsas, mas nunca retribuem com trabalho o auxílio recebido.
"Às vezes, um cidadão se forma na USP, na Unicamp, na Universidade Federal do Recife, depois ele ganha uma bolsa e vai passar dois anos em Paris, fazendo pós-graduação, fazendo mestrado. Depois, se ele ganhar mais uma bolsa, passa mais dois anos em Berlim. Depois, ele ganha mais uma bolsinha e vai para Londres ficar mais dois anos, ou seja, nunca há um tempo para ele retribuir com trabalho aquilo que foi o pagamento que o povo brasileiro garantiu para ele."
De acordo com o presidente, "nós precisamos não apenas formar, mas criar uma nova mentalidade". "É preciso que a gente construa não apenas mais profissionais, mas construa também uma nova consciência cidadão neste país", afirmou.
Segundo Lula, "o pré-sal é muito importante, mas o melhor pré-sal que a gente pode dar ao Brasil não é apenas tirar o petróleo, é, com o dinheiro do petróleo, a gente formar milhões de jovens neste país, porque aí será uma energia positiva e para sempre".
Investimentos
Durante o seu discurso, Lula afirmou que o governo, através do PAC de Ciência e Tecnologia, vai investir R$ 41 bilhões em ciência e tecnologia até 2010. "Nós precisamos de mais profissionais qualificados", destacou o presidente.
Além disso, ele disse que o governo tomou "a decisão de levar internet banda larga a 57 mil escolas públicas urbanas, para garantir que as crianças pobres deste país tenham acesso às mesmas condições das crianças que são filhas de gente um pouco mais afortunada".