Escolas Médicas do Brasil

Em PE, Lula critica "mercantilização" na educação.

 04/09/2008

Em Pernambuco, Lula critica 'mercantilização' na educação

'Nós precisamos não apenas formar, mas criar uma nova mentalidade', diz.
Lula inaugurou Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Do G1, em São Paulo

 

O presidente Luiz Inácio Lula Silva criticou nesta quinta-feira (4), durante a inauguração do Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), a concentração de profissionais especializados nos grandes centros.,,15432688-EX,00.jpg' , banda: 'TIPO_TXT' , corFundo : "FFFFFF", corFonte : "000000", corLink : "FF00FF", corBorda : "00FF00", autoStart: false, midiaId: 877948 }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print(); "Se vocês que estudam medicina aqui, ao se formarem, quererem ir trabalhar na Avenida Paulista, em São Paulo, ou quererem trabalhar apenas na praia da Boa Viagem, sabe o que vai acontecer: 'vai ser uma frustração porque, embora a gente esteja aumentando o curso de medicina, os pobres do sertão vão ficar sem médicos, vão continuar não sendo atendidos", disse o presidente.

Para Lula, "as pessoas muitas vezes parecem que querem mercantilizar uma coisa nobre que é a educação, sobretudo na área da saúde". O presidente também criticou os estudantes que recebem bolsas, mas nunca retribuem com trabalho o auxílio recebido. 

"Às vezes, um cidadão se forma na USP, na Unicamp, na Universidade Federal do Recife, depois ele ganha uma bolsa e vai passar dois anos em Paris, fazendo pós-graduação, fazendo mestrado. Depois, se ele ganhar mais uma bolsa, passa mais dois anos em Berlim. Depois, ele ganha mais uma bolsinha e vai para Londres ficar mais dois anos, ou seja, nunca há um tempo para ele retribuir com trabalho aquilo que foi o pagamento que o povo brasileiro garantiu para ele."

 

De acordo com o presidente, "nós precisamos não apenas formar, mas criar uma nova mentalidade". "É preciso que a gente construa não apenas mais profissionais, mas construa também uma nova consciência cidadão neste país", afirmou.

 
Segundo Lula, "o pré-sal é muito importante, mas o melhor pré-sal que a gente pode dar ao Brasil não é apenas tirar o petróleo, é, com o dinheiro do petróleo, a gente formar milhões de jovens neste país, porque aí será uma energia positiva e para sempre".

 

Investimentos

Durante o seu discurso, Lula afirmou que o governo, através do PAC de Ciência e Tecnologia, vai investir R$ 41 bilhões em ciência e tecnologia até 2010. "Nós precisamos de mais profissionais qualificados", destacou o presidente.

 

Além disso, ele disse que o governo tomou "a decisão de levar internet banda larga a 57 mil escolas públicas urbanas, para garantir que as crianças pobres deste país tenham acesso às mesmas condições das crianças que são filhas de gente um pouco mais afortunada".

 


TAGS