Escolas Médicas do Brasil

Bacharel? Alunos protestam contra mudança em diploma

 19/10/2008

 

 

 
18 de outubro de 2008 | N° 15762Alerta

MEDICINA

Alunos protestam contra mudança em diploma

Estudantes dizem que indicação de bacharel em certificados em vez de médico pode descaracterizar a profissão

Com um jaleco branco sobre uma camiseta preta, o estudante Thomás Cé de Oliveira, 17 anos, se uniu ontem ao coro de centenas de acadêmicos que protestaram pelo Estado contra a transformação dos diplomas de médico em certificados de bacharel em Medicina.

No segundo semestre do curso, ele integra a primeira turma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que ingressou com a nova denominação. Além da UFRGS, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) já alterou a denominação por determinação do Ministério da Educação (MEC).

– Isso descaracteriza a profissão de médico e pode gerar insegurança na população. Será que vão entender que o bacharel terá a mesma qualificação? – questiona o estudante.

Para o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a mudança da denominação poderia servir de precedente para a implementação de exame de qualificação ao final do curso, tanto que, na assembléia de estudantes convocada pelo sindicato em 30 de setembro, o tema estava na pauta. O MEC teria sinalizado a favor de avaliação para formandos da Medicina, nos moldes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

– Queremos avaliações sistemáticas dos cursos e dos alunos, não uma prova que se torna avaliação sumária e não contempla a prática da profissão – avalia a vice-presidente do Simers, Maria Rita de Assis Brasil.

Os alunos também afirmam que o certificado de bacharel não é reconhecido no Exterior como de médico, cujo dia é comemorado hoje.

No protesto realizado na Capital, estudantes fizeram apitaço e gritaram frases contrárias à mudança. Durante o trajeto, que causou congestionamento em vias dos bairros Independência, Bom Fim e Centro, não reduziram o barulho ao passar em frente a cinco hospitais (Clínicas, Pronto Socorro, Santa Rita, Criança São Antônio e Beneficência Portuguesa).

Veja outras fotos dos protestos no Estado

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?template=3947.dwt&ids=null&initial=null&playsshow=false&b=1&arquivo_xml=galeria_14804_394.xml&uf=1&local=1

 


TAGS