FMB/Unesp forma sua 41ª turma de médicos

19/11/2008

Depois de muito estudo, dedicação, de abrir mão das horas de lazer e de ficar longe do convívio familiar, chegou o grande dia! Na tarde de sexta-feira, 14 de novembro de 2008, foi realizada a formatura da 41ª Turma da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp.

Um grupo de 90 jovens que em 2002 chegaram a Botucatu – todos vindos de outras cidades – e agora recebem o tão sonhado grau de médico. A cerimônia foi realizada no Ginásio Poliesportivo da FCA (Faculdade de Ciências Agronômicas) de Botucatu/Unesp, na Fazenda Lageado.

Estiveram presentes os membros da Congregação da FMB, os diretores da instituição, professor doutor Sérgio Swain Müller e professora doutora Silvana Artioli Shellini; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 6) de Bauru, Carlos Macharelli. A professora doutora Marilza Cunha Rudge, pró-reitora de pós-graduação representou o reitor da Unesp, professor Marcos Macari.

Durante a entrada dos formandos era possível ver no rosto de cada pai, mãe, enfim, de todos os convidados, estampada a expressão de orgulho pela formatura daquele novo médico. Faixas eram empunhadas com alegria, em homenagem aos graduandos, que por sua vez retribuiram da mesma forma exibindo mensagens de agradecimento.

No olhar de cada estudante, o retrato da vitória. Aplausos. Muita vibração por terem chegado ao fim de uma longa e árdua escalada.

Enquanto eles adentravam ao ginásio, o público presente conferia a apresentação da Orquestra “Filarmônica Triunfal”, comandada pelo regente Silas Gonçalves Albano.

A professora doutora Ligia Niero de Melo foi a escolhida dos alunos para ser a paraninfa da turma e o professor adjunto Silvio Alencar Marques, o patrono. A oradora do grupo foi Nathália Pompeu Padoani.

O Centro Acadêmico “Pirajá da Silva” (CAPS) e Associação Atlética Acadêmica “Carlos Henrique Sampaio de Almeida” também prestaram suas homenagens.

“Cidadãos com capacidade de transformar a sociedade”

Em seu discurso, o diretor da FMB, professor doutor Sérgio Müller, lembrou do papel da faculdade na produção de conhecimento científico no Brasil e também de suas responsabilidades assistenciais, como por exemplo através do Hospital das Clínicas (HC), Hospital Dia de Aids, Centro de Saúde Escola (CSE), Hospital Estadual de Bauru (HEB), entre outros. “Temos formado cidadãos com capacidade de transformar a sociedade, e não apenas médicos.

Agradeço a todos vocês pela convivência, pela postura e pelo caráter que tiveram ao longo dos últimos seis anos”, colocou. “Essa é apenas a primeira etapa. Desejo a todos uma carreira digna e repleta de realizações. Que levem dentro de si a força da FMB”, completou.

Números - Ao longo de seus 45 anos, a Faculdade de Medicina de Botucatu já formou 3.556 médicos, 358 enfermeiros, 1.400 mestres e doutores e mais de 2 mil residentes e aprimorandos.
[da assessoria]

18-11-2008

<!-- .style1 { font-family: Tahoma, Verdana, Arial, Helvetica; font-size: 11px; font-weight: bold; } -->