04/03/2009
Formação
O Brasil é o foco do programa educacional “Study in Europe” de 2009. Estudantes brasileiros podem escolher renomadas instituições de ensino superior da Europa, localizadas nos 32 países participantes do projeto, como Reino Unido, França, Portugal, Islândia e República Checa. A Europa conta com mais de 4 mil instituições de ensino superior, muitas delas entre as 100 melhores do mundo.
Em 2008, mais de 12 mil brasileiros estudaram em universidades do continente. O projeto “Study in Europe”, criado em 2007, é destinado a estudantes de todo o mundo, mas, no momento, o foco da Comissão são os países que compõem o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), por apresentarem potencial econômico e um grande número de estudantes.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.study-in-europe.org. Neste espaço, os interessados encontram, em português, dados sobre os países participantes, as universidades e o que é necessário para viver e estudar no exterior.
Nos últimos anos, o Brasil ganhou importância no cenário mundial. “A Europa vê o país como um parceiro estratégico, que está entre os líderes dos mercados emergentes mundiais”, afirmou Ján Figel, membro da Comissão Européia para Educação, Treinamento, Cultura e Juventude.