Escolas Médicas do Brasil

UFSC realiza prova de para profissionais formados no exterior

 28/03/2009

 

 

UFSC realiza prova de conhecimentos médicos para

profissionais formados no exterior

 

 

 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará uma prova de conhecimentos médicos para profissionais formados em universidades estrangeiras. A avaliação é dirigida para mais de 500 candidatos que solicitaram a revalidação de diplomas estrangeiros para exercerem legalmente a profissão no Brasil. As inscrições já foram encerradas. A prova será realizada para pessoas que se inscreveram em 2008.

 Nas primeiras semanas de abril novas inscrições serão abertas. A prova objetiva será realizada no dia 26 de abril, no período das 8h às 12h, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade. No período da tarde será realizada a prova discursiva, das 15h às 19h. O exame exigirá conhecimentos de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social.

 Segundo o professor Maurício Pereima, coordenador do curso de Medicina, a medida visa regularizar a situação de muitos brasileiros que cursaram medicina no exterior e não podem exercer a profissão no Brasil. Da mesma forma, é função legal da UFSC validar diplomas estrangeiros, atendendo às exigências do Conselho Nacional de Educação.

 Mais de 2 mil processos de validação de diplomas já tramitaram pelo curso de Medicina da UFSC. Segundo a secretária Tânia Fernandes, a maior procedência é de cursos realizados na Bolívia, Argentina, Uruguai, Equador e Peru. Na Europa há faculdades na Alemanha e Itália que também formam muitos médicos brasileiros.

 A UFSC é muita requisitada para validação de diploma estrangeiro em função da taxa cobrada. O requerente paga somente R$ 130, enquanto outras universidade federais recebem mais de R$ 500 para o mesmo procedimento.

 A organização da prova é do curso de Medicina em parceria com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). O edital completo pode ser acessado no site http://www.medicina.ufsc.br/UserFiles/File/Medicina-Edital.doc Mais informações pelos telefones (48) 3721-9499 e 3721-9536, com Maurício Pereima (coordenador do curso de Medicina) ou Tânia Fernandes (secretaria). Fonte: Site da UFSC http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=8669&url=ufsc

MM

 


TAGS