Escolas Médicas do Brasil

ULBRA e MEC retomam diálogo

 22/04/2009

 

 



ULBRA e MEC retomam diálogo
Reitor Marcos Ziemer reuniu-se com ministro Fernando Haddad

O novo reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, reuniu-se na tarde dessa quarta-feira com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. O encontro serviu como retomada do diálogo envolvendo a Universidade e o Governo Federal em busca de soluções para as dificuldades enfrentadas pela instituição gaúcha. O ministro garantiu apoio e diz estar empenhado em soluções legais para o retorno à normalidade das atividades na ULBRA.

De acordo com o novo reitor, a Universidade já elaborou o reajuste do calendário acadêmico para a recuperação das aulas. “Já estamos com novo calendário ajustado e pronto para repor as aulas perdidas e esperamos que nos próximos 15 dias a situação nos hospitais esteja resolvida”, destacou Ziemer. Os prefeitos José Fogaça (Porto Alegre) e Jairo Jorge (Canoas), além do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, já se comprometeram em ajudar na questão do complexo hospitalar da Universidade.

Segundo o Ministro Haddad, é importante uma mobilização de toda a comunidade acadêmica em busca de soluções para as dificuldades na instituição. “O que me parece o melhor caminho nesse momento é a normalização do fluxo financeiro de mensalidades pelos alunos e das aulas por parte dos professores”, avaliou.

O novo reitor tem encontro marcado com o procurador geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Adams, na manhã dessa quinta-feira para discutir questões econômicas, visando à sustentabilidade da ULBRA. O encontro está marcado para às 11h30 em Brasília. A Universidade já efetuou o pagamento do salário do mês de março aos professores e deve fazer o mesmo com os funcionários administrativos nessa quinta-feira.

NOVO REITOR

Na última sexta-feira, dia 17.04, foi realizada a eleição do novo reitor Marcos Fernando Ziemer, em assembléia extraordinária na sede da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), mantenedora da Universidade. Na próxima sexta, 24.04, às 20h, na sala de reuniões do Colegiado de Reitoria, na ULBRA Canoas, o Conselho Gestor da CELSP se reunirá para a homologação dos nomes indicados para os cargos de vice-reitor e pró-reitores da ULBRA.

Texto em colaboração com a assessoria de imprensa do MEC.

ACS Canoas / Imprensa ULBRA
(51) 3477-9117
www.ulbra.br


Novo reitor da Ulbra retoma diálogo em visita ao MEC

Quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 16:55

O novo reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Marcos Fernando Ziemer, encontrou-se nesta quarta-feira, 22, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Eleito na sexta-feira, 17, pela mantenedora da Ulbra, a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), para solucionar a crise na universidade, o novo reitor restabeleceu o diálogo entre a instituição e o Ministério da Educação.


A primeira medida para restaurar a normalidade na Ulbra será retomar as atividades acadêmicas a partir desta quinta-feira, 23. “Já estamos com novo calendário ajustado e pronto para repor as aulas perdidas e esperamos que nos próximos 15 dias a situação nos hospitais esteja resolvida”, afirmou o novo reitor. A Ulbra está com as contas bloqueadas pela Justiça em função de dívidas financeiras, comerciais e fiscais; enfrenta greve de professores e funcionamento deficiente nos quatro hospitais.


“O que me parece o melhor caminho nesse momento é a normalização do fluxo financeiro de mensalidades pelos alunos e das aulas por parte dos professores”, avaliou Haddad. Além das medidas para retomar as atividades acadêmicas, o reitor procura recuperar a receita. “Buscamos encontrar alternativas legais de receita para retomar o fluxo de caixa e pagar salários atrasados para, aos poucos, voltarmos à normalidade”.


“O reitor toma as providencias de buscar orientação, sobretudo no Ministério da Fazenda, para equacionar esta dívida e poder retomar os trabalhos no plano acadêmico”, salientou Haddad.


Desde dezembro, o MEC vinha procurando a antiga direção para discutir a crise na universidade. A diretoria passada se recusou a receber qualquer tipo de ajuda. “O reitor me assegura que toda a equipe está sendo renovada”, ressaltou o ministro.


Na reunião ficou decidida uma divisão de tarefas. “Ao MEC compete, em contato com a universidade, tentar equacionar questões acadêmicas. E do ponto de vista de sustentabilidade econômica, a procuradoria geral da fazenda nacional é que está incumbida desta tarefa”, disse Haddad.


O ministério apresentou na última sexta feira, 17, uma minuta de projeto de lei ao Ministério da Fazenda para estender os benefícios da lei de recuperação judicial a instituições sem fins lucrativos. A intenção é ajudar a encontrar uma solução para casos como o da Ulbra, que está com a receita comprometida pelos bloqueios judiciais.

Maria Clara Machado

 

 
 

 


TAGS