Escolas Médicas do Brasil

Documentos exigidos para Revalidação de Diplomas Extrangeiros

 13/05/2009

 
 
 
DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS
REFERENTES A CURSOS DE
GRADUAÇÃO (USP-SP)

DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CoG Nº 5497, DE 19.12.2008
(D.O.E. DE 24.12.2008):
 
 
Obs. A USP realizou esta chamada EXCLUSIVAMENTE nos meses de fevereiro e março de 2009.

 Estamos inserindo neste site para que os futuros interessados tenham uma base do que é exigido.

  1. Requerimento dirigido à Reitora da Universidade solicitando a revalidação (clique aqui e veja o requerimento)

  2. Original e cópia do Diploma a ser revalidado, devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido, acompanhado de original e cópia da tradução oficial juramentada .

  3. Original e cópia do Histórico Escolar correspondente ao Diploma a ser revalidado, devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido, acompanhado de original e cópia da tradução oficial juramentada.

  4. Original e cópia de Documentação que indique a duração, conteúdo programático e carga horária das disciplinas cursadas para obtenção do Diploma a ser revalidado, devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o mesmo foi expedido.

    Observação: As cópias do programa do curso deverão estar devidamente encadernadas (separadas dos demais itens da lista de documentos).

  5. Original e Cópia do Documento Comprobatório da Prova de regular funcionamento da Instituição e do reconhecimento do Curso, devidamente visado por Consulado Brasileiro sediado no País onde o documento foi expedido, acompanhado de original e cópia da tradução oficial juramentada.

    Observação: A prova de regular funcionamento da Instituição e do curso consiste na emissão de uma declaração onde conste a atual situação regular da Universidade dentro do País e que o curso realizado é devidamente reconhecido. Essa declaração deverá ser expedida pelo órgão que fiscaliza as Universidades dentro do Pais onde o diploma foi expedido, ou pelo Consulado Brasileiro no país, ou pelo Consulado estrangeiro correspondente sediado no Brasil.

  6. Original e Cópia do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiro (CELPE-Bras), com nível mínimo de Certificado Avançado, expedido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (disponível no endereço eletrônico: http://www.mec.gov.br).

    Observação: Estão dispensados de apresentar o certificado do CELPE-Bras, os portadores de diplomas emitidos por Instituições de Ensino Fundamental, Médio ou Superior brasileiras ou sediadas em países de língua portuguesa.

  7. Original e Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

  8. Original e Cópia da Cédula de Identidade (RG). Caso o Requerente seja cidadão estrangeiro: original e cópia do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou do protocolo do pedido de registro emitido no Departamento de Polícia Federal.

    Observação: Não serão aceitos outros documentos de identificação, como por exemplo: carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, carteiras de Conselhos Profissionais (CREA, CRM, OAB, COREN, etc...), dentre outros.

  9. Original e Cópia autenticada da Certidão de Casamento, em português (caso o nome do Requerente tenha sido alterado após a expedição do diploma, em virtude de casamento).

  10. Taxa a ser recolhida na Universidade, no ato da entrega dos documentos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Os documentos originais serão conferidos pela IES e devolvidos ao interessado no ato do pedido de revalidação; 

  • Não encadernar as cópias dos documentos relacionados nos itens 2 a 10, com exceção do item 4 (conteúdo programático, carga-horária e duração das disciplinas cursadas);
     
  • documentação supracitada deverá ser entregue pessoalmente pelo interessado na revalidação ou por seu procurador oficial (mediante apresentação de procuração). 
     


TAGS