Escolas Médicas do Brasil

UFTM e o novo Hospital Universitário

 23/06/2009

 

Reitora da UFMT apresenta andamento do projeto do novo Hospital Universitário

 

Cuiabá / Várzea Grande, 23/06/2009 - 15:26.

Da Redação

Um relato do andamento do projeto de construção do novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi apresentado ao Governo do Estado pela reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli Neder, na manhã desta terça-feira (23.06). Segundo ela, o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano e o processo licitatório para a contratação do serviço para as próximas semanas.

O Governo do Estado doou a área, de 127 hectares, onde será construído o hospital no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), além de R$ 180 mil já empe pela UFMT no levantamento topográfico, análise de solo, projeto arquitetônico e no acompanhamento do processo na Vigilância Sanitária. O terreno, área federal cedida ao Estado, foi então cedida à instituição a pedido do Executivo estadual.

A UFMT conta ainda com recursos de R$ 85 milhões da bancada estadual de Mato Grosso, que de antemão Maria Lúcia adianta “que serão insuficientes para fazer o hospital no nível que nós queremos, de alta complexidade e com todas especialidades”. A reitora, acompanhada por uma comitiva de professores, aproveitou a audiência também para pedir apoio político do governo na viabilização de mais recursos.

O Executivo deve indicar uma pessoa para integrar a Comissão do Hospital Universitário, que vai acompanhar todo o processo de construção, projeto de avaliação e análise das obras. A secretária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso, Flávia Nogueira, também presente na audiência, informou que o governo já autorizou a ordem de licitação para a duplicação de cinco quilômetros da rodovia para facilitar o acesso ao hospital.

Flávia Nogueira lembrou que no local será construído o Campus da Saúde da UFMT. Além da unidade hospitalar, o projeto da instituição prevê a construção das faculdades de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, entre outros cursos da área. Após o levantamento topográfico a instituição verificou que o terreno está localizado em área rural, mas, contou a secretária, o município vai fazer a definição oficial do perímetro entendendo que a cidade chega à região.


TAGS