Escolas Médicas do Brasil

Governador de TO confirma instalação de curso de medicina da ITPAC em Palmas

 15/04/2011

Sexta-feira, 15 de abril de 2011, 14h00mEstado

Governador confirma instalação de curso de medicina da ITPAC em Palmas e diz legalidade será comprovada pelo MPF

Após dar posse aos membros da Fapt e do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia na manhã desta sexta-feira, 15, o governador Siqueira Campos reafirmou a instalação do curso de medicina da ITPAC em Palmas. Segundo o governador o inquérito movido pelo MPF quer somente explicitar os moldes de instalação do curso e não irá impedir que o novo curso seja aberto. "Não se pode deter uma instituição privada que vai trazer para cá um curso que vai beneficiar toda a população", afirmou o governador. Da Redação Sherlyton RibeiroGovernador Siqueira Campos (PSDB) durante posse dos membros da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins Governador Siqueira Campos (PSDB) durante posse dos membros da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins

O governador Siqueira Campos (PSDB) confirmou ao Site Roberta Tum na manhã desta sexta-feira, 15, durante a posse dos membros da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt) e dos Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, a instalação do curso de medicina da ITPAC em Palmas e disse que o inquérito instaurado pelo MPF irá confirmar a legalidade do novo curso.

"O Ministério Público é um órgão que tem responsabilidade com o povo e está querendo que seja explicitado tudo a respeito do curso e isso será feito. O curso será instalado com o aval deles, pois não se pode deter uma instituição privada que vai trazer para cá um curso que vai beneficiar toda a população", afirmou o governador.

Siqueira Campos também destacou a necessidade de mais médicos e que o Estado tem segurança que haverá uma integração entre as instituições que estarão oferecendo o curso. "Uma faculdade privada que já está instalada em várias regiões também deve ter acesso aqui. Tenho a segurança de que haverá uma integração de alunos e das instituições, pois o que precisamos aqui é de ter médicos. É preciso trabalhar com este espírito de cooperação e integração", frisou.

Durante o evento o governador ressaltou a importância da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado e disse que o apoio a área é uma de suas prioridades. "Não temos como produzir conhecimento e transformá-lo em evolução para o nosso povo na situação em que o Estado estava. Precisamos aumentar o nosso número de doutores, precisamos apoiar a pesquisa e os pesquisadores e fazer com que a inovações cheguem ao povo e precisamos principalmente de um governo que entenda que isso é uma prioridade absoluta. O conhecimento não pode ficar sob dominio da elite, o povo tem que ter acesso", enfatizou Siqueira Campos.

Foram empossados durante o evento o presidente do Conselho, o secretário Borges da Silveira e também os demais membros do mesmo que é composto por representantes do Governo Estadual e entidades ligadas a produção científica e tecnológica, UFT - Universidade Federal do Tocantins, Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, IFTO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Fecomércio - Federação do Comércio do Tocantins, Acipa - Associação Comercial e Industrial de Palmas e CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas.

O governador também deu posse a advogada Andréia Stival, que passa a presidir a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins - FAPT. Anteriormente Andréia Stival ocupou o cargo de Presidente do IGEPREV.


 


TAGS