Escolas Médicas do Brasil

Projeto da Cota Social na Uespi é sancionado pelo Governo

 30/08/2008

 
Projeto da Cota Social na Uespi é sancionado pelo Governo
O projeto garantirá 30% das vagas aos alunos de ensino fundamental e médio em escolas públicas.

O Governo do Estado sancionou o projeto de lei que garante a criação do sistema de cotas sociais aos alunos das escolas públicas, nas instituições públicas de ensino superior do Estado do Piauí, a exemplo da Universidade Estadual (UESPI).

O projeto de autoria do deputado Antonio Félix (PPS) garantirá 30% das vagas aos alunos dos cursos de ensino fundamental e médio em escolas da rede pública de ensino. Com isso, o deputado busca diminuir as desigualdades sociais e econômicas da população piauiense no acesso ao ensino superior, da população de baixa renda, principalmente, nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia.

Segundo o parlamentar os alunos da rede pública de ensino concorrem de forma desigual com os da rede particular, desde o ensino básico. Antonio Félix informa que nos últimos concursos vestibulares da Universidade Estadual do Piauí, os alunos da rede pública ficaram à margem dos cursos de maior cotação no mercado de trabalho.

No vestibular de 2005 “não houve nenhuma aprovação de alunos do ensino público para os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia. Em 2006 os aprovados foram menos de 1% em Medicina. Em Odontologia 1,2% e 18% em Psicologia.

 

Redação
redacao@cidadeverde.com


TAGS