UNICEUMA adquire moderno simulador de procedimentos

07/09/2008

Uniceuma adquire moderno simulador de procedimentos

Data de Publicação: 7 de setembro de 2008

O Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) adquiriu o mais moderno simulador de procedimentos do mundo, o Sim Man, fabricado pela empresa norueguesa Laerdal. O simulador de procedimentos é o que há de mais inovador em treinamento de médicos em ambiente de hospital. Apoiada por alta tecnologia, que reproduz por meio de cenários clínicos experiências da vida real, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. O treinamento tem como objetivo corrigir tanto o erro técnico na mesa de cirurgia quanto a falha no atendimento pessoal este mesmo equipamento é utilizado no Brasil apenas pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein. O boneco, os computadores, os aparelhos, as câmeras e treinamento de pessoal para a montagem do centro de simulação de procedimentos custou à instituição cerca de 500 mil reais.

Utilizando simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, resultados, relação com familiares e equipe médica. Nesse ambiente é possível treinar profissionais e equipes em diferentes cenários, inclusive os mais raros e os de maior risco.

O coordenador do Centro de Simulação do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein, o médico anestesista Marco Aurélio Marangoni, que foi trazido especialmente de São Paulo para apresentação e treinamento dos professores que o utilizarão o simulador, o aparelho permite que o treinamento possa ser feito com muito mais eficiência. “A experiência adquirida provocará uma diminuição significativa dos erros. No boneco é possível fazer treinamentos que não poderiam ser feitos em seres humanos como massagem cardíaca ou o uso do desfibrilador. Não dá mais imaginar o estudo de medicina sem o simulador”, explicou.

A coordenadora geral da Área da Saúde do Uniceuma, Eleusina Rêgo, disse que o investimento feito na aquisição do simulador de procedimentos será importante na formação dos futuros médicos. “É um passo importante na formação dos nossos alunos, pois eles terão um novo cenário para treinar no Laboratório de habilidades medicas”, disse.

O Curso de Medicina do Uniceuma utiliza o método de ensino Problem Based Learning (PBL). O ensino baseado em problemas é uma tendência internacional que vem substituindo o modelo clássico de ensinar medicina. É um método desenvolvido por canadenses e holandeses, implantado, por enquanto, em apenas 10% das 1.250 escolas médicas existentes em todo o mundo.

O PBL promove a interdisciplinaridade, concepção de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e nas novas diretrizes e parâmetros curriculares da educação básica, e acaba com a dicotomia entre teoria e prática. Pelo novo método, o ensino é centrado no aluno, que deixa de ser um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor. O PBL aboliu a aula, as disciplinas curriculares, o controle de presença e as tradicionais provas. No PBL os acadêmicos de Medicina são reunidos em grupos de 8 a 10 integrantes para estudo integrado de um determinado problema. Outro dia da semana, eles participam de conferências e palestras. E no resto da semana têm tempo livre para ler livros, pesquisar na Internet, interagir com a comunidade e acompanhar, desde o primeiro semestre, o atendimento à saúde feito nos postos e hospitais públicos da cidade. Com a aquisição do Simulador de Procedimentos, os alunos da instituição terão uma excelente ferramenta didática.