Escolas Médicas do Brasil

UFRR dá consultoria em revalidação de diplomas

 09/09/2008

 

 

09-09-2008 -


 
UFRR dá consultoria em revalidação de diplomas
 
Da Redação
 


A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participa como consultora na elaboração de uma nova matriz nacional de revalidação de diplomas obtidos em cursos de medicina no exterior.

A primeira oficina sobre o tema ocorreu em Brasília (DF), na primeira semana de setembro. Antonio Sansevero, professor do Curso de Medicina da UFRR, apresentou casos de revalidação ou reprovação de diplomas realizados em Roraima.

O convite para atuar como consultora deve-se à experiência da UFRR sobre o tema. Há um número indefinido de demanda por revalidação de diplomas no país. Cerca de 6 a 10 mil médicos formados no exterior pleiteiam a revalidação em escolas brasileiras de medicina. Somente em Roraima foram realizados 80 pedidos este ano.

“A demanda por revalidação de diplomas acontece tanto em relação a estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil quanto a brasileiros formados em outros países. Em todos os casos, as diretrizes serão reformuladas e padronizadas. Será feita uma análise curricular e uma prova de habilidades específicas para verificar a compatibilidade de currículos”, informa o professor Sansevero.

Depois de muita discussão e discrepâncias entre avaliações feitas por diferentes escolas de medicina, a decisão de padronizar o formato de revalidação vem ao encontro do que o próprio Governo Federal espera, agora que tem 227 médicos fazendo especialização em Cuba. Desta vez, há interesses reais da União em regulamentar o processo de revalidação, o que pode também gerar discussões sobre a qualidade técnica de algumas das 175 escolas de medicina espalhadas pelo Brasil.

 

TAGS